Home Futsal Exclusivo: Eleita a melhor treinadora de Futsal do Mundo, Cris Souza vê...

Exclusivo: Eleita a melhor treinadora de Futsal do Mundo, Cris Souza vê o prêmio como uma conquista para a modalidade

-

O site italiano Futsal Planet colocou a brasileira no topo da lista das treinadoras de futsal do ano de 2020. 

Cris Souza, atual comandante do Taboão da Serra, tem muito com o que se orgulhar. Ela é a head de um dos times de futsal feminino mais bem sucedidos do mundo e faz história colocando seu nome entre as melhores do planeta. Cris Souza foi eleita a melhor treinadora de futsal do mundo em 2020 pela Futsal Planet, que é um site italiano especializado na categoria e responsável pela divulgação da lista dos 10 melhores em cada categoria do prêmio Futsal Planet Awards. A premiação está em sua 21ª edição e esta foi a primeira vez que uma categoria feminina foi divulgada.

Na premiação de 2019, Cris Souza ficou entre os 10 melhores treinadores do mundo, entre homens e mulheres. Em 2020, com a criação da categoria feminina, ela foi coroada e vê seu trabalho sendo reconhecido. “Ter ganho o prêmio é algo que é difícil encontrar palavras para explicar, mas com certeza é uma emoção muito grande, sinto isso cada vez que eu lembro e tenho certeza de que isso vai marcar minha carreira. Mas mais que isso vai marcar a história da modalidade, história da cidade e de todo o projeto que a gente faz aqui no Taboão”, disse ela com exclusividade ao Olímpia Sports.

Ser a melhor do mundo, no entanto, traz um peso e ainda mais responsabilidades à treinadora e própria equipe, mas Souza garante que os triunfos recentes pesam ainda mais e contribuem com esta pressão. O time do interior de São Paulo é bicampeão da Copa do Brasil (2019-2020) e bicampeão Paulista (2018-2020), além disso, ficou em terceiro lugar entre os melhores times do mundo, sendo eleito pelo mesmo site que consagrou a treinadora. 

Exclusivo: Eleita a melhor treinadora de Futsal do Mundo, Cris Souza vê o prêmio como uma conquista para a modalidade - Olimpia Sports

“Com certeza o fato de ter sido considerada a melhor treinadora do mundo pesa muito, até porque eu dirijo uma grande equipe, que acumulou resultados maravilhosos nas duas últimas temporadas. Isso por si só já requer uma preparação ainda maior, porque as equipes sabem que vão ter que se preparar também para enfrentar nossa equipe, vão apostar todas as fichas e nós, por ser vitrine, nós temos que estar prontas para estes desafios que vêm pela frente. Acredito que a gente tem muita consciência disso e é por isso que cada treino em Taboão, cada momento é de muita entrega e reflexão e em prol dessas conquistas. A gente quer seguir ganhando”, argumentou Cris Souza. 

Questionada sobre o fato de ser mulher e se isso influenciaria na pressão, Souza diz que as coisas já foram muito piores. O início difícil em um meio tão masculino fez com que ela buscasse conhecimento e se especializasse para conquistar espaço. “Essa pressão por ser mulher já foi muito maior, mas aos poucos a gente vem mostrando com muito trabalho e competência o quanto a mulher pode dominar a quadra, ser treinadora e opinar a respeito do futebol desde que ela esteja preparada pra isso. A partir do momento que a gente estuda, que o futsal é um objeto de estudo, de pesquisa, as pessoas têm que respeitar. Claro que em diversas situações a gente tem que provar ainda mais, isso é complicado, mas a gente vem quebrando muito paradigmas”, concluiu.  

O segredo para se tornar a melhor da treinadora do mundo? Confiança, estudo, treino e muita conversa para esclarecer objetivos coletivos e individuais. Criar um ambiente colaborativo, onde a inteligência e individualidade de cada jogadora é valorizada. “Cada jogo conta uma história, isso precisa ficar claro, é como eu trabalho com as meninas. Eu contextualizo o jogo, a importância dele, e tento extrair ao máximo das meninas pra que elas enxerguem o quanto aquela oportunidade pode fazer a diferença na vida delas, pode fazer diferença na carreira delas”, exalta Souza. 

Sobre as referências para se tornar uma grande treinadora, Cris Souza exaltou Maria Cristina, Marquinhos Xavier, treinador da seleção masculina de futsal, Wilton Santana e Fernando Ferreti. Ela ainda comentou a dificuldade em achar referências femininas dentro da categoria. “Desafiador encontrarmos referencias de mulheres na frente de grandes trabalhos. No começo da minha carreira me inspirei muito na Maria Cristina, que era a maior referência da modalidade no país. Mas com o tempo eu fui estudando outras pessoas, todos homens, mas que sempre agregaram muito conhecimento a respeito do futsal. Eu gostaria de mencionar o Wilton Santana, Marquinhos Xavier e o Fernando Ferretti também”, completou.

Exclusivo: Eleita a melhor treinadora de Futsal do Mundo, Cris Souza vê o prêmio como uma conquista para a modalidade - Olimpia Sports
Amandinha também defende a Seleção Brasileira de Futsal | Foto: Ricardo Artifon / CBFS

A melhor jogadora do mundo X a melhor treinadora do mundo

A Amandinha, jogadora do Leoas da Serra, foi eleita pela sétima vez seguida a melhor do mundo. Com frequência as duas se encontram em lados opostos das quadras, mas isso não impede que a treinadora do Taboão da Serra admire a craque brasileira. “É uma atleta espetacular. É sempre um grande desafio enfrentá-la. Até porque se a gente deixá-la pensar, deixar com espaço, ela decide o jogo. Porque ela vê o jogo diferente, ela tem uma leitura aguçada, aprimorada do que vai acontecer na partida, do que acontece e do que vai acontecer, ou seja, ela consegue antecipar as ações que vão acontecer no jogo, isso tendo a idade que ela tem. Então eu diria que é uma atleta fantástica, que marca bem, que sabe usar sua velocidade para impor um ritmo que é dela. Tem uma visão de jogo que facilita a o jogo dela e também possibilita que o jogo coletivo aconteça. Então, pra mim, sem dúvidas, é uma atleta excepcional e que tem representado o Brasil muito bem na modalidade do Futsal”. Cris Souza não poupou elogios. 

O que tu dirias para uma menina que sonha em ser treinadora?

“Primeiro que eu ficaria muito feliz, porque isso mostra que ela está se espelhando em alguém, provavelmente em mim, me tendo como referência. Então já ficaria extremante feliz. Eu diria que ser treinadora é uma profissão incrível, de muita responsabilidade, mas é uma profissão, que se você está preparada para realizá-la, para ser uma treinadora, você vai colher frutos que são muito gratificantes. Você vai viver momentos incríveis, que só um esporte de alto nível, emocionante, apaixonante como o futsal podem te proporcionar. Mas mais do que isso, a grande lição, desafio do treinador que é de ficar horas estudando, planejar, organizar, dar o treino, escolher o elenco, escolher quem joga e ver dentro de quadra a identidade daquilo que foi pensado pelo treinador. Isso é algo incrível e que poucas pessoas têm a oportunidade de vivenciar. Eu diria que essa garotinha tem que se preparar, estudar muito porque ela vai viver muitas alegrias e muitas glórias”, concluiu uma inspirada Cris Souza.

Comentários

- Advertisment -Exclusivo: Eleita a melhor treinadora de Futsal do Mundo, Cris Souza vê o prêmio como uma conquista para a modalidade - Olimpia Sports

Últimas Notícias