Home Brasileirão Brasileirão Sub-18 EXCLUSIVO: "Vamos preparar o time para vencer nos 90 minutos e nos...

EXCLUSIVO: “Vamos preparar o time para vencer nos 90 minutos e nos pênaltis também”, diz Fabio Sanhudo, técnico do time feminino Sub-18 do Inter

-

O Internacional enfrenta o Fluminense no sábado, estádio Beira-Rio, às 21h30, pelo título do Brasileirão da categoria

Fábio Sanhudo, técnico da equipe Feminino Sub-18 do Internacional desde fevereiro e 2020, está preparando o time para a disputada da final do Campeonato Brasileiro da categoria, que acontece no sábado, 20, a partir das 21h30. Foi confirmado pelo clube, que a partida será disputada no Estádio Beira-Rio, o que deixa a decisão em outro patamar. No entanto, segundo o treinador, é necessário manter as meninas com a cabeça no objetivo, que é vencer nos 90 minutos para ter a chance de levar o título nas penalidades. 

“A gente tem preparado psicologicamente as meninas até para não se deslumbrar com o jogo no Beira-Rio, que é uma coisa fabulosa poder jogar no nosso estádio. Temos conversado com ela sobre sentimentos e tentando embutir nelas uma mentalidade ainda mais vencedora do que elas já têm. São meninas com muita experiência em finais e campeonatos”, completou Sanhudo. 

EXCLUSIVO: "Vamos preparar o time para vencer nos 90 minutos e nos pênaltis também", diz Fabio Sanhudo, técnico do time feminino Sub-18 do Inter - Olimpia Sports
Fluminense venceu o Inter por 2 a 1 na partida de ida da final do Brasileirão Sub 18 Foto: Thais Magalhães/CBF

O Inter busca o bicampeonato nesta categoria. A competição em andamento é referente a temporada de 2020 e as Gurias Coloradas são as atuais campeãs. Elas venceram o São Paulo na primeira edição do Brasileirão Sub-18 em 2019 e agora chegam a mais uma final, desta fez contra o Fluminense. 

As cariocas levam vantagem na partida de volta, elas venceram o primeiro jogo por 2 a 1, mas não sem uma grande polêmica. Sim, houve um erro de arbitragem que só foi apontado no replay da transmissão da SporTV. Não existe o recurso do VAR na competição e a arbitragem não viu que a bola tinha saído inteira pela linha de fundo no lance que acarretou o primeiro gol do Fluminense. Mas para o treinador Colorado isto é previsto no regulamento e ele acredita que o jogo já é passado, agora é pensar na partida de sábado. 

EXCLUSIVO: "Vamos preparar o time para vencer nos 90 minutos e nos pênaltis também", diz Fabio Sanhudo, técnico do time feminino Sub-18 do Inter - Olimpia Sports
Foto: Thais Magalhães/CBF

“Já passou, faz parte da regra. No intervalo nossa capitã Susan foi falar com ela (juíza) e ela disse que era um lance muito difícil. A gente continua acreditando que as pessoas podem errar e vamos preparar o time sem pensar nessa situação. Vamos preparar o time para que a gente vença nos 90 minutos e depois vença nos pênaltis também”, contou o confiante treinador colorado. 

A preparação, no entanto, não está sendo de maneira convencional, como era esperado. Com o agravamento da epidemia de coronavírus e a atual bandeira preta no estado do Rio Grande do Sul, os treinamentos precisaram ser adaptados. Por isso, a importância de preparar as jogadoras psicologicamente para a partida. 

“Nós não podemos treinar. A gente tem conversado muito com as meninas, feito lives e procurado passar para elas o que a gente já tinha treinado antes de pênaltis”, relatou Sanhudo sobre a atual condição para treinar a equipe, mas ele lembra que o time está preparado para as penalidades. “A gente começou a treinar pênalti desde o primeiro dia, já no dia 4 de janeiro, e a gente faz sessões de 3 a 4 vezes por semana de pênalti. Então acredito que é mais preparar a parte psicológica do pênalti, que ela é muito pesada num momento como este”, completou. 

EXCLUSIVO: "Vamos preparar o time para vencer nos 90 minutos e nos pênaltis também", diz Fabio Sanhudo, técnico do time feminino Sub-18 do Inter - Olimpia Sports
Foto: Thais Magalhães/CBF

A parte psicológica foi muito reforçada pelo técnico, que sempre procura passar confiança às atletas para elas chegarem aos melhores resultados, combinando também os treinamentos físicos e técnicos. “Eu tento passar confiança, tirar o melhor delas, motivá-las para que elas possam entrar para o jogo. Mas sempre lembrando que elas estão em um time gigante e que também dá uma estrutura gigante pra elas também. Então eu acho que é bonito de ver o quanto essas meninas se esforçam para defender as cores do clube e estamos bem satisfeitos com essa doação que elas têm a cada partida”, completou Sanhudo cheio de elogios e orgulho do time Sub-18 que comanda.

EXCLUSIVO: "Vamos preparar o time para vencer nos 90 minutos e nos pênaltis também", diz Fabio Sanhudo, técnico do time feminino Sub-18 do Inter - Olimpia Sports
Foto: Mariana Capra/ SC Internacional

Carreira de treinador

Natural de Porto Alegre, Sanhudo tem como principal característica a formação de atletas. Nas categorias de base do Inter, trabalhou entre 2009 e 2015 comandando as equipes masculinas do Sub-10 ao Sub-15. No período, entre outros títulos, conquistou duas vezes a etapa brasileira da Copa Nike (Manchester United Premier Cup Sub-15), em 2013 e 2014.

Profissionalmente, trabalhou como auxiliar técnico do Aimoré durante 2019. No ano anterior, disputou a segunda divisão catarinense pelo Barra-SC, clube no qual também acumulou experiência nas categorias de base. Fábio Sanhudo tem sua origem nas quadras. Além de trabalhos vencedores na base e no profissional do futsal gaúcho, trabalhou como treinador no SSV Jahn Resenburg, da Alemanha, onde disputou a UEFA Futsal Champions League.

Comentários

- Advertisment -EXCLUSIVO: "Vamos preparar o time para vencer nos 90 minutos e nos pênaltis também", diz Fabio Sanhudo, técnico do time feminino Sub-18 do Inter - Olimpia Sports

Últimas Notícias