Home Sem categoria Em sua estreia olímpica, Nathasha Rosa termina em nono na prova da...

Em sua estreia olímpica, Nathasha Rosa termina em nono na prova da categoria até 49kg dos Jogos de Tóquio

-

Pesista superou indefinição sobre convocação e fez questão de agradecer aos que a apoiaram enquanto esteve suspensa provisoriamente

A pesista Nathasha Rosa terminou em nono lugar na prova de 49kg feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em sua primeira participação olímpica, na prova disputada no Fórum Internacional de Tóquio, ela marcou 78kg no arranco e 95kg no arremesso, somando 173kg no total dos dois exercícios.

Terceira atleta a subir à plataforma no arranco, Natasha começou com um peso de segurança, que lhe ajudou a ganhar confiança. Concentrada, levantou 75kg na primeira tentativa sem grandes dificuldades. A resistência começou a surgir no movimento seguinte, já com 78kg. O técnico Dragos Stanica, que até então estava tímido, começou a ter a sua voz se destacando no espaço sem público, e incentivou a brasileira, que conseguiu concluir também a segunda investida.

“Eu não tenho palavras para mensurar a gratidão que sinto por todas as pessoas que torceram por mim, que fizeram orações. Em especial ao apoio da Marinha do Brasil, que acreditou, me apoiou e confiou. Sem esse apoio, seria quase impossível prosseguir”

A terceira e última vez de Natasha no arranco foi com 80kg. Mesmo focada, ela não conseguiu completar o movimento. Depois de erguer o peso acima de sua cabeça, ainda agachada, não conseguiu se levantar. Mas o saldo foi positivo: com os 78kg, garantiu a terceira colocação, atrás somente da dominicana Beatriz Candelario, com 81kg, e da cubana Ludia Montero Ramos, única a completar a terceira tentativa, com 82kg.

Já no arremesso, a força da brasileira se manteve. Segunda a subir na plataforma, com 90kg, ela voltou a abrir a série com muita leveza, em um movimento limpo que garantiu sua primeira tentativa. O desafio veio, mesmo, na investida seguinte: depois de aumentar 5kg, Natasha concluiu a segunda tentativa na raça. Completou o primeiro movimento colocando a barra em seus ombros, mas teve dificuldades para se levantar e erguer os 95kg. Novamente empurrada pelos gritos de incentivo do técnico Stanica, usou a técnica e concentração para conseguir finalizar com sucesso.

Quando voltou à plataforma pela terceira e última vez no arremesso, era preciso levantar 100kg. A brasileira até tentou, mas, quando colocou a barra em seu ombro, não aguentou e soltou. Apesar disso, ela terminou com o segundo maior peso, 95kg, empatada com Loa Dika Toua (PNG) e Beatriz Candelario (DOM). A primeira colocada foi novamente a cubana Ludia Montero Ramos, que ergueu 96kg em sua segunda tentativa.

Classificação e gratidão

A classificação final do grupo B teve Ludia Montero Ramos (CUB) em primeiro, com o total de 178kg, seguida pela dominicana Beatriz Candelario, que somou 176kg. Natasha Rosa foi a terceira colocada e terminou com 173kg. Somando os resultados do grupo A, formado pelas atletas com maior peso de entrada, a brasileira finalizou em nono lugar. A prova foi vencida pela chinesa Hou Zhihui, com 210kg no total dos dois exercícios.

“Para mim, foi uma grande experiência pessoal. Estar aqui é o cumprimento daquilo que me foi prometido por Deus. Quando vi que poderia perder isso, me doeu muito, ainda mais sendo inocente. Foram meses difíceis, de dúvidas, de buscas. Mas, no final, ver isso se concretizar e sentir e poder viver tudo isso foi uma experiência sobrenatural”.

A brasileira fez questão de lembrar das pessoas que a apoiaram durante a suspensão de pouco mais de um mês imposta pela Agência Mundial de Testagem, em razão de resultado analítico adverso em uma de suas amostras. A atleta foi inocentada de doping, já que a Corte Arbitral do Esporte entendeu que havia contaminação no frasco de suplemento utilizado pela pesista do Brasil.

“Eu não tenho palavras para mensurar a gratidão que sinto por todas as pessoas que torceram por mim, que fizeram orações. Em especial ao apoio da Marinha do Brasil, que acreditou, me apoiou e confiou. Sem esse apoio, seria quase impossível prosseguir. Que venham mais Jogos Olímpicos e resultados”, vibrou.

Comentários

- Advertisment -Em sua estreia olímpica, Nathasha Rosa termina em nono na prova da categoria até 49kg dos Jogos de Tóquio - Olimpia Sports

Últimas Notícias