Home Paralimpíadas Dia do Atleta Paralímpico: atletas revelam que esporte trouxe esperança, mais responsabilidades...

Dia do Atleta Paralímpico: atletas revelam que esporte trouxe esperança, mais responsabilidades e até nova relação com a família

-

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico é celebrado nesta quarta-feira, 22, quando a data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas apenas começou a ser comemorada em 2014. Para celebrar esta data, reunimos depoimento de atletas sobre como esporte foi transformador na vida de cada um.   

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico dá sequência às comemorações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), que existe desde 2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.  

Para o nadador campeão paralímpico e mundial Wendell Belarmino, da classe S11 (para cegos), o esporte trouxe mais responsabilidades para a sua vida pessoal. 

“Aprendi a ter mais responsabilidade, a ser mais disciplinado, a ser organizado. Me ensinou a lidar melhor com as pessoas, ser até mesmo mais sociável, e ser também mais responsável com a minha imagem, pois entendo que tem um peso”, afirmou o campeão dos 50m livre nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.  

“O esporte me trouxe esperança. Quando achei que o sonho tinha acabado, entendi que ele estava apenas começando”, completou a jogadora de vôlei sentado Luiza Fiorese, medalha de bronze nos Jogos de Tóquio.  

Já para a jogadora de bocha Evani Calado, o esporte mudou a relação com a família. “Ter o reconhecimento das pessoas próximas, saber que não porque eu tenho uma deficiência que eu não sou capaz de realizar algo. O esporte mostrou isso para a minha família. Eles achavam que eu seria dependente deles para o resto da vida e o esporte mostrou o contrário, que eu sou capaz de ir atrás dos meus objetivos, tanto pessoais quanto profissionais e financeiros também”, relatou a medalhista de ouro por equipes nos Jogos Rio 2016.  

Comentários

- Advertisment -Dia do Atleta Paralímpico: atletas revelam que esporte trouxe esperança, mais responsabilidades e até nova relação com a família - Olimpia Sports

Últimas Notícias