Home Esgrima Brasil é campeão por equipes na Copa Satélite de Esgrima em Cadeira...

Brasil é campeão por equipes na Copa Satélite de Esgrima em Cadeira de Rodas

-

A esgrima em cadeira de rodas brasileira fechou a Copa Satélite com chave de ouro. Neste domingo, 3, último dia do torneio, o país conquistou as duas medalhas de ouro nas competições por equipes, na espada masculino e florete feminino. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contou com a participação de brasileiros e de atletas de outros países.

No florete, Mônica Santos, Rudineia Manica, Ana Elisa Paz e Paula Lubianca são atletas do Grêmio Náutico União, enquanto o time da espada, com Jovane Guissone, Sandro Colaço, Moacir Ribeiro e Izaias Silva, é formado por esgrimistas da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.

As meninas do União entraram na disputa já na fase final, por conta do melhor ranking de suas atletas. Na decisão do título, iniciaram perdendo, mas reagiram a chegaram no confronto decisivo com larga vantagem, de 40 a 24. Apesar disso, Fabiana Soares deu muito trabalho para Mônica Santos, que vibrou muito ao marcar o 45° ponto e finalizar em 45 a 38.

“Sempre ganhar o ouro em equipes é mais gostoso, pois a gente consegue demonstrar uma união, tanto do Brasil quanto do Rio Grande do Sul”, disse Mônica Santos. Já a caçula do time, Paula Lubianca, resumiu o sentimento após o ouro: “Estou absurdamente feliz”.

Na espada, Jovane Guissone fez parte do time campeão em mais uma conquista nesta Copa Satélite. Ele levou a medalha de ouro nas três provas que participou, florete individual, espada individual e espada por equipes. Moacir Ribeiro e Sandro Colaço tiveram grande atuação também na decisão. O primeiro venceu dois duelos e empatou um, enquanto o segundo marcou 25 dos 45 pontos contra os colombianos, com vitória de 45 a 36.

“Fico muito feliz de representar o Brasil, feliz por nossa equipe campeã e feliz também pelo time que ficou com a medalha de bronze”, resumiu Guissone. O medalhista de prata nos Jogos de Tóquio se tornou referência para todos os demais esgrimistas, segundo Moacir Ribeiro: “Jovane representa a perseverança, a força de que a gente pode conseguir também”.

Na disputa feminina, a equipe mista que ficou em terceiro lugar tinha a presença das brasileiras Fabiana Soares e Rayssa Veras, além da colombiana Laura Trejos. Na espada, o time brasileiro que ficou com bronze era formado por Clodoaldo Zafatoski, Anderson Pires, Rodrigo Massarutt e Jonathan Scheuer.

A Copa Satélite foi organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e foi a primeira competição da modalidade realizada em solo brasileiro após os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

O próximo desafio dos brasileiros da esgrima em cadeira de rodas será o Campeonato Brasileiro, marcado para acontecer entre 1 e 5 de dezembro, em Santo André, São Paulo.

Comentários

- Advertisment -Brasil é campeão por equipes na Copa Satélite de Esgrima em Cadeira de Rodas - Olimpia Sports

Últimas Notícias