HomeFutebolPrecursora do futebol feminino no RS, capitã da 1ª equipe do Grêmio...

Precursora do futebol feminino no RS, capitã da 1ª equipe do Grêmio concede entrevista ao Museu, na Arena

-

Marianita foi recebida pela equipe do Museu do Grêmio, colaborou com pesquisa do resgate da história da modalidade no Clube e recebeu camisa especial 

Empenhado em resgatar e valorizar a história do futebol feminino do Clube, o Museu do Grêmio segue o trabalho de pesquisa para a exposição “Gurias de Todos os Tempos”. No fim da manhã de sexta-feira, 15, a equipe recebeu, na Arena, a primeira capitã da equipe feminina do Grêmio, Marianita, fundamental para a criação do primeiro time de mulheres vestindo azul, preto e branco. 

Nascida em Porto Alegre, a ex-atleta atuava como meio-campista, mas também teve ação importante fora de campo, buscando o fim da proibição que por quase 40 anos considerou o futebol feminino uma atividade ilegal no país. Logo após a liberação, Marianita Nascimento tomou a iniciativa, na gestão do presidente Hélio Dourado, de formar a primeira equipe das “Gurias Gremistas”, em 1980, e então deu o pontapé inicial da modalidade dentro do Grêmio. 

A ex-atleta contou à GrêmioTV sobre o início do futebol feminino no Clube, a regulamentação do esporte no Brasil e também falou sobre as equipes de 1980 e 1983, da qual Marianita fez parte. A entrevista faz parte de uma das etapas de coletas de dados e materiais para a exposição Gurias de Todos os Tempos, galeria virtual que será inaugurada em breve, na parceria do Clube com o eMuseu do Esporte. 

Como presente pelos seus feitos e colaboração com a pesquisa, Marianita recebeu uma camisa personalizada com seu nome e número 10 às costas, em dourado. 

Comentários

- Advertisment -spot_img

Últimas Notícias