Home Futebol Precursora do futebol feminino no RS, capitã da 1ª equipe do Grêmio...

Precursora do futebol feminino no RS, capitã da 1ª equipe do Grêmio concede entrevista ao Museu, na Arena

-

Marianita foi recebida pela equipe do Museu do Grêmio, colaborou com pesquisa do resgate da história da modalidade no Clube e recebeu camisa especial 

Empenhado em resgatar e valorizar a história do futebol feminino do Clube, o Museu do Grêmio segue o trabalho de pesquisa para a exposição “Gurias de Todos os Tempos”. No fim da manhã de sexta-feira, 15, a equipe recebeu, na Arena, a primeira capitã da equipe feminina do Grêmio, Marianita, fundamental para a criação do primeiro time de mulheres vestindo azul, preto e branco. 

Nascida em Porto Alegre, a ex-atleta atuava como meio-campista, mas também teve ação importante fora de campo, buscando o fim da proibição que por quase 40 anos considerou o futebol feminino uma atividade ilegal no país. Logo após a liberação, Marianita Nascimento tomou a iniciativa, na gestão do presidente Hélio Dourado, de formar a primeira equipe das “Gurias Gremistas”, em 1980, e então deu o pontapé inicial da modalidade dentro do Grêmio. 

A ex-atleta contou à GrêmioTV sobre o início do futebol feminino no Clube, a regulamentação do esporte no Brasil e também falou sobre as equipes de 1980 e 1983, da qual Marianita fez parte. A entrevista faz parte de uma das etapas de coletas de dados e materiais para a exposição Gurias de Todos os Tempos, galeria virtual que será inaugurada em breve, na parceria do Clube com o eMuseu do Esporte. 

Como presente pelos seus feitos e colaboração com a pesquisa, Marianita recebeu uma camisa personalizada com seu nome e número 10 às costas, em dourado. 

Comentários

- Advertisment -Precursora do futebol feminino no RS, capitã da 1ª equipe do Grêmio concede entrevista ao Museu, na Arena - Olimpia Sports

Últimas Notícias