Home Jogos Paralímpicos de Inverno Jogos Paralímpicos de Inverno 2022: saiba tudo sobre a competição que será...

Jogos Paralímpicos de Inverno 2022: saiba tudo sobre a competição que será em Pequim

-

Os Jogos Paralímpicos de Inverno são um dos principais eventos do calendário mundial de competições do paradesporto. A cada quatro anos, uma cidade recebe o megaevento e, em 2022, será a vez de Pequim sediar os Jogos Paralímpicos de Inverno.

Entre os dias 04 e 13 de março de 2022, os espectadores poderão acompanhar virtualmente as performances dos melhores atletas do mundo nos esportes de inverno na busca por medalhas. Por hora, a presença física da audiência está limitada apenas aos torcedores chineses. A medida estabelecida pelo Comitê Paralímpico Internacional visa promover um evento seguro a todos, vista ainda “a situação atual de pandemia da Covid-19 pelo mundo”, segundo comunicado emitido pela entidade. 

Faltando pouco mais de 100 dias para os Jogos Paralímpicos de Inverno, os atletas brasileiros se preparam para brilhar em Pequim. Esta será a terceira vez que o Brasil participará de Jogos Paralímpicos de Inverno e o país tem tudo para viver uma edição histórica, por contar, pela primeira vez, com um atleta favorito na delegação.
Cristian Ribera destacou-se no esqui Cross Country ao conquistar o segundo lugar geral na Copa do Mundo da modalidade na temporada 2019/2020. Hoje, o atleta ocupa o 3º lugar no ranking mundial do esporte, elevando as expectativas por medalha nas próximas edições dos Jogos Paralímpicos de Inverno. 

Além de Cristian, Aline Rocha, primeira mulher do país a competir em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno pelo Brasil, também é destaque nos esportes de inverno. A paranaense do esqui cross country faz uma excelente campanha rumo a Pequim 2022, após as conquistas das medalhas de bronze na Copa do Mundo na Eslovênia em março e na Maratona de Berlim em setembro de 2021. 

Graças ao desempenho da equipe de esqui Cross Country, o Brasil conquistou quatro vagas na modalidade para os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Este número representa o dobro de vagas destinadas ao Brasil na última edição dos Jogos, em 2018 em PyeongChang (Coréia do Sul).

A conquista de mais vagas demonstra o alinhamento dos atletas com o planejamento feito pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A meta traçada é chegar ao top 5 na próxima edição do evento, em 2022, e, em 2026, conquistar a primeira medalha para o país. 

Além do esqui cross country, fazem parte do programa dos Jogos de Inverno as modalidades: esqui cross-country, curling em cadeira de rodas, esqui alpino, biatlo, hóquei no gelo e snowboard. Especialmente pelo Brasil ser um país de clima tropical, surgem diversas curiosidades a respeito de como os atletas se preparam para este megaevento onde o país ainda é novato. Mas os atletas dos esportes de inverno fazem treinos adaptados quando estão em solo brasileiro. Saiba mais aqui.

Comentários

- Advertisment -Jogos Paralímpicos de Inverno 2022: saiba tudo sobre a competição que será em Pequim - Olimpia Sports

Últimas Notícias