HomeSeleção BrasileiraSub-20Brasil é coroado eneacampeão do Sul-Americano Feminino Sub-20 2022

Brasil é coroado eneacampeão do Sul-Americano Feminino Sub-20 2022

-

Seleção Feminina Sub-20 fechou a campanha de forma invicta, com sete vitórias, 22 marcados e nenhum sofrido, fatos que renderam à equipe o melhor ataque e defesa da competição.

O momento chegou! Logo após o apito final do jogo entre Brasil e Venezuela, a Seleção Feminina Sub-20 pôde, enfim, receber o troféu de campeã do Sul-Americano Feminino Sub-20. No último compromisso na competição, a Canarinho venceu as adversárias por 1 a 0, com gol de Yaya. A equipe fechou a campanha no torneio de forma invicta, com sete vitórias, 22 marcados e nenhum sofrido, fatos que renderam ao país o melhor ataque e defesa.

A conquista reforça a hegemonia brasileira na categoria. Somente o Brasil detém o título de campeão da competição, soma-se a essa trajetória o fato da Seleção Brasileira nunca ter perdido se quer um jogo no torneio. Em nove edições, o país soma 46 vitórias e 5 empates. A geração campeã de 2022 figura no seleto grupo de campeãs sul-americanas, que conta com nomes como a atacante Marta. 

Competições de base como ponto-chave:

A conquista também é acompanhada de um trabalho de fomento de atletas. Essa é a primeira geração que chega a disputa do Sul-Americano com tendo participado das competições nacionais de base. Desde 2019, a CBF organiza o Brasileiro Feminino Sub-16 e Sub-18, que neste ano, passaram a contemplar as categorias Sub-17 e Sub-20, respectivamente. 

Soma-se ao processo de desenvolvimento, as competições estaduais de base. Hoje, Supervisora de Seleções Femininas da CBF, Ana Lorena Marche, sucedeu Aline Pellegrino, atual Coordenadora de Competições e Seleções Femininas da CBF, no comando da Diretoria de Futebol Feminino na Federação Paulista de Futebol. A gestora reforça como o processo de investimento nas jovens promessas já colhe resultados vencedores.

“É uma sensação indescritível porque eu ajudei a fomentar e percebo que as meninas que estão aqui hoje, tanto na sub-17 quanto na sub-20, foram as atletas que jogaram em todas as competições de base. É a primeira geração que teve categoria de base, essas meninas jogaram competições estaduais e nacionais com seus clubes. Essa trajetória ajudou com que elas estivessem aqui desempenhando essa campanha invicta, com 22 gols marcados e nenhum sofrido”, ressalta.

A Seleção Feminina Sub-20 repetiu o feito da equipe sub-17 que também fechou a participação no Sul-Americano da categoria com o título conquistado de forma invicta, com sete vitórias, 33 gols marcados e nenhum sofrido.

Agora, as duas seleções focam suas atenções para a disputa de seus respectivos Mundiais, sendo a categoria sub-20 em agosto deste ano na Costa Rica, e a sub-17 a ser disputado em outubro na Índia. 

Confira a trajetória do Brasil na competição:
1ª Fase:

Brasil 2 x 0 Uruguai
Brasil 4 x 0 Equador
Brasil 10 x 0 Bolívia 
Brasil 1 x 0 Paraguai

Quadrangular Final:

Brasil 3 x 0 Colômbia
Brasil 1 x 0 Uruguai
Brasil 1 x 0 Venezuela 

Comentários

- Advertisment -spot_img

Últimas Notícias