HomeLevantamento de PesoEmily Rosa brilha no Pan de levantamento de peso e conquista três...

Emily Rosa brilha no Pan de levantamento de peso e conquista três ouros

-

Brasileira foi a melhor no arranco, no arremesso e na soma dos movimentos

O Brasil iniciou bem a disputa do Pan-Americano de Levantamento de Pesos de Bogotá, na Colômbia. Neste domingo, 24, na estreia do país na competição, na categoria até 45kg, Emily Rosa foi a estrela máxima, com três ouros: 73kg no arranco, 90kg no arremesso e 163kg no total. Todas as marcas são recordes brasileiros da categoria.

Emily tinha o maior peso de entrada no arranco, com 65 kg. Mas, logo de cara, pediu mudança para 70kg. Não decepcionou. Concluiu sorrindo o primeiro movimento, que já seria o suficiente para garantir a prata.

Depois que a norte-americana Cicely Kyle concluiu as três tentativas, com a carga máxima de 71kg – ouro até então –, Emily voltou à plataforma. Na segunda tentativa, com 72 kg, chegou a concluir, mas os árbitros consideraram o movimento nulo. A brasileira respirou e foi buscar o título no exercício, com 73kg, concluindo com êxito e vibrando bastante. A colombiana Alejandra Gomez completou o pódio, com 69kg.

O passo seguinte era o arremesso, onde Emily era favorita. Ela entrava com 85kg, cinco a mais que a segunda com maior peso de entrada. Mas se desafiou e pediu mais. Começou com 90kg, quando só havia mais duas tentativas das adversárias. Novamente, sorriso no rosto com a execução perfeita. Na segunda ida à plataforma, com 92kg, não conseguiu completar. Porém, ainda estava com a medalha de ouro assegurada, pois a norte-americana só havia chegado a 89kg.

Com a terceira tentativa frustrada da adversária, os três ouros estavam garantidos e a brasileira apostou alto, tentando quebrar o recorde pan-americano, com 97kg, mas não conseguiu. A venezuelana Rosielis Quintana, com 87kg, completou o pódio do arremesso. Na soma total, Emily fez 163kg, contra 160kg de Cicely Kyle e 155kg de Rosielis Quintana.

“Estou me sentindo feliz, realizada. Essa é uma categoria nova para mim, há três anos eu não descia para essa categoria, mas estou me sentindo bem. A competição foi boa. Tenho o que melhorar, sempre tenho, mas já foi uma estreia de nova categoria excelente”, disse a nova campeã pan-americana, que normalmente disputava a categoria até 49kg.

Medalha de Thiago Félix escapa 

Outro brasileiro a competir neste primeiro dia, Thiago Félix iniciou a disputa masculina para até 61kg no arranco com 112 kg, dois a mais do que havia pedido inicialmente, concluindo o movimento de forma satisfatória. Na segunda tentativa, não finalizou o movimento com 118kg. Em uma disputa equilibrada por medalhas, com sete atletas buscando completar pesos parecidos na terceira tentativa, a aposta do brasileiro em 122kg (que lhe garantiria a prata) acabou não funcionando. Ele não concluiu o movimento e ficou em nono lugar.

A prova do arranco foi vencida pelo colombiano John Jairo Mendoza (122kg), seguido pelo seu compatriota Habib de la Rosa (121kg) e pelo equatoriano Victor Jesus Buenaire (120kg).

No arremesso, Thiago começou bem, executando com perfeição a tentativa de 140kg. Na segunda ida à plataforma, também concluiu o movimento, desta vez com 145kg, a exemplo de seu terceiro levantamento, com 151kg. Porém, não foi o suficiente para o pódio, com o brasileiro terminando em quarto lugar, por diferença de apenas um quilo.

O vencedor da prova foi o norte-americano Hampton Morris, com 162kg (recorde pan-americano e mundial juvenil), com o cubano Arley Calderón ficando com a prata (158kg) e o colombiano Habib de la Rosa ganhando o bronze (152kg). No total, Morris ficou com o ouro (279kg), seguido por Calderón (275kg) e Habib de la Rosa (273kg), Thiago Félix terminou em sexto, com 263kg.

O Pan-Americano segue até a próxima sexta-feira e o Brasil ainda tem mais 11 atletas na disputa. Nesta segunda, é a vez de Nathasha Rosa e Luiza Dias, na categoria até 49kg feminino, a partir das 14h (de Brasília), e de Letícia Laurindo, na categoria até 55kg feminino, às 19h.

Comentários

- Advertisment -spot_img

Últimas Notícias